Páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

ELEITO O PAPA FRANCISCO - 13.03.13

ELEITO O NOVO PAPA...
 
 
 
 
O Cardeal Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, é o novo Papa
 
Ele escolheu o nome Francisco.

É o Papa de número 266 da Igreja Católica.
 



Os 115 Cardeais anunciaram a escolha do novo Pontífice nesta tarde às 15h05, horário do Brasil, com a fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina no Vaticano.

O cardeal francês, protodiácono, Jean-Louis Tauran surgiu à janela da Basílica de São Pedro, às 16h10, horário do Brasil, para anunciar o nome do sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado no último dia 11 de fevereiro.

O anúncio foi feito em latim, traduzido em português:

'Anuncio-vos uma grande alegria, temos Papa: o Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor Cardeal da Santa Igreja Romana Jorge Mario Bergoglio, que escolheu o nome Francisco I.

O Papa concedeu a bênção apostólica 'Urbi et Orbi'; seu primeiro ato público como Papa.

A decisão foi tomada depois de cinco votações realizadas pelos cardeais, uma ontem à tarde e outras quatro efetuadas hoje (duas de manhã e mais duas nesta tarde).

CONHEÇA O PAPA FRANCISCO

O Cardeal Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, no dia 17 de dezembro de 1936, tem 76 anos.

É o primeiro papa latino-americano, sacerdote da Companhia de Jesus, conhecido como Jesuítas e arcebispo de Buenos Aires, na Argentina desde 1998.

Estudou e se diplomou como técnico químico. Ingressou no seminário de Villa Devoto. Em 11 de março de 1958 passou ao noviciado da Companhia de Jesus. Em 1960, obteve a licenciatura em Filosofia no Colégio Máximo São José, em San Miguel. De 1967 a 1970 cursou Teologia no Colégio Máximo de San Miguel. Foi ordenado sacerdote no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano.

Foi ordenado bispo no dia 27 de junho de 1992, pelas mãos de Antonio Quarracino, Dom Mario José Serra e Dom Eduardo Vicente Mirás.

Foi criado cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 2001, presidido por João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino.

Na Santa Sé, é membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, para o Clero, para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica; do Pontifício Conselho para a Família e da Pontifícia Comissão para a América Latina.







ABERTURA DA CATEQUESE 2013



No dia 23.02.13 às 17:00 h teve início a Catequese para 2013, com uma reunião para os pais e responsáveis pelos catequizandos. A abertura foi feita pelo Diácono Francisco, responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo e pela coordenadora da Catequese, Sra. Maria Socorro Pimentel.


Na reunião foram abordados os seguintes temas: horários dos encontros de catequese, frequência dos catequizandos e mais participação da família na vida da criança, do jovem e do adulto, entre outros.
 
HORÁRIOS DOS ENCONTROS DE CATEQUESE:
Pré-Eucaristia - idade: 7 a 9 anos incompletos - das 15:00 às 16:30 h - Catequistas: Yasmim e Socorro
Eucaristia 1ª Etapa - idade: 9 a 11 anos incompletos - das 15:00 às 16:30 h - Catequistas: Alana e Pâmela
Eucaristia 2ª Etapa - idade: 11 a 13 anos - das 16:30 às 18:00 h - Catequista: Sonia
Perseverança - continuidade da primeira eucaristia - das 16:30 às 18:00 h - Catequista: Nice
Eucaristia Adulto/Crisma - idade: 14 anos em diante - das 16:30 às 18:00 h - Catequistas: Sandra e Sara
Crisma - idade: adultos que fizeram a Primeira Eucaristia - das 16:30 às 18:00 h - Catequista: Ruseval

QUERIDOS CATEQUIZANDOS, SEJAM BEM VINDOS!
 


 


 QUERIDOS CATEQUISTAS, VOCÊS SÃO A PEÇA FUNDAMENTAL PARA A EVANGELIZAÇÃO.


QUERIDOS PAIS E RESPONSÁVEIS, OS NOSSOS AGRADECIMENTOS  PELA CONFIANÇA DEPOSITADA NESSA PARÓQUIA



PALAVRAS DE SÃO PEDRO: Se alguém quer vir após mim, renegue-se a sim mesmo, tome cada dia  sua cruz e siga-me. Porque, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, salvá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vem a perder a si mesmo e se causa a sua própria ruína? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na sua glória, na glória de seu Pai e dos santos anjos. Em verdade vos digo: dos que aqui se acham, alguns hjá que não morrerão, até que vejam o Reino de Deus."
Luc 9 23-27
                                           
 
O QUE É CATEQUESE
 


 O Papa João Paulo II disse: "A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de os iniciar na plenitude da vida cristã" (CT). Segundo O Novo Catecismo da Igreja Católica (1992) "no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai...

A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade... Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: 'Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou' (Jo 7,16)" (NCIC, 426-427). Em sua origem, o termo "CATEQUESE" diz respeito à proclamação da Palavra. O termo se liga a um verbo que significa "Fazer" - "Ecoar" (gr. Kat-ekhéo). Assim a catequese tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus.

Desta forma, é missão da Igreja anunciar o Evangelho em todo o mundo, mas, em primeiro lugar, a Palavra de Deus deve ser anunciada aos seus próprios membros. É dentro da Igreja que se desenvolve a formação de seus membros, para que possam depois anunciar a todos a Palavra de Deus. Quando se fala em catequese, muitos pensam na catequese que se prepara as crianças à Primeira Eucaristia. Catequese hoje não se deve confundir com o "dar catecismo".

A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica. Segundo o Documento de Puebla (1979) e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente. Os Bispos da América Latina reunidos em Santo Domingo (1992) nos disseram": "Damos graças a Deus pelos esforços de tantos e tantas catequistas que cumprem seu serviço eclesial com sacrifício, selado, às vezes, com suas vidas. Contudo, devemos reconhecer como pastores que ainda há muito por fazer.

Existe ainda muita ignorância religiosa, a catequese não chega a todos e muitas vezes chega em forma superficial, incompleta quanto a seus conteúdos, ou puramente intelectual, sem força para transformar a vida das pessoas e de seus ambientes" (DSD, 41). Todo cristão que aceita Cristo por inteiro, esse é o verdadeiro cristão balizado, ele é responsável, em anunciar a Palavra de Deus, a começar por si próprio e pela família. Para tanto, tem uma maturidade cristã de fé e de amor ao próximo e à Igreja.