Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2013

PADROEIRO DOS TRABALHADORES - SÃO JOSÉ



Homenagem ao padroeiro dos trabalhadores ocorreu nas ruas da cidade.
Programação segue com procissão no final da tarde desta quarta.

Camila HenriquesDo G1 AM
 
Carreata percorreu duas de Manaus na manhã desta quarta (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
 
Carreata percorreu Ruas de Manaus na manhã desta quarta (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
Pelo quarto ano seguido, os manauenses celebraram o dia de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores, com carreata que teve início na Zona Leste de Manaus e seguiu até a Zona Centro-Sul da capital. A programação começou cedo, às 9h desta quarta-feira (1º), e reuniu fiéis e integrantes das duas comunidades de São José na cidade. No evento, os veículos recebem a tradicional "Benção dos Carros".
A imagem do santo acompanhou a carreata (Foto: Camila Henriques/G1 AM)A imagem do santo acompanhou a carreata (Foto: Camila Henriques/G1 AM)


De acordo com o padre João Benedito, da paróquia de São José Operário localizada na Praça 14, a programação deve continuar no final desta tarde, com uma procissão e missa celebrada pelo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani. "É um evento que, apesar de ter pouco tempo de história, já é tradicional. Esse contato com a Zona Leste é muito importante para a comunidade católica e vejo que a, cada ano, as pessoas se envolvem mais com esse momento", afirmou.
Veículos recebem a tradicional "Benção dos Carros" (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
Veículos recebem a tradicional "Benção dos Carros" (Foto: Camila Henriques/G1 AM)


A dona de casa Maria Luiza Azevedo, 60, faz parte da comunidade da igreja da Praça 14 e todos os anos comparece à carreata. "O movimento católico ainda é muito forte, apesar de as pessoas dizerem o contrário. Para mim, é uma coisa muito bonita poder trazer minha família para essa carreata e para a procissão. Faço questão de vir todos os anos", disse.

Assim como Maria Luiza, a funcionária pública Celina Barbosa, 41, não dispensa a companhia dos familiares durante a bênção do Pe. Benedito, feita na rua em frente à igreja São José Operário. "Venho à missa todos os domingos, às 6h30. São José é mais que meu santo protetor, ele é meu espelho, para quem oro e faço todos os pedidos", resumiu.

Missa e procissão
A programação festiva seguirá às 17h com uma procissão. Os devotos vão sair da Rua Paracuuba, no bairro São José 2, com destino às principais ruas do bairro. Em seguida, haverá missa presidida pelo bispo de Manaus.
As comemorações encerram com a última noite do arraial "A noite das Comunidades", com danças, comidas típicas e bingo. O evento é realizado na quadra da paróquia, localizada na Rua Paracuúba. A verba arrecadada durante o evento será utilizado para finalizar obras na igreja.